Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Boa noite pessoal...

Não se esqueçam da nossa agenda , esta semana é mais curta,vocês precisam postar as considerações finais e a referência bibliográfica até 
amanhã / sábado .
Bjs.

2 comentários:

  1. Conclusão


    Conclui-se então com esse trabalho, que apesar da radioatividade estar presente de diversas formas no nosso cotidiano, muitas pessoas não tem conhecimento do que se trata, com isso é necessária uma maior divulgação sobre a mesma, pois através desta muitos acidentes podem ser evitados e vidas serem salvas.
    A radiação nuclear é vista, pelos leigos, apenas como matéria prima de bombas atômicas ou como principal causa de acidentes catastróficos, porém, se bem manuseada e armazenada, pode fornecer benefícios significativos á raça humana.
    Por um lado cura e otimiza vidas, por outro, pode causar doenças irreversíveis.
    Além das tradicionais radiografias, na radioterapia, ela ataca e destrói as células cancerosas. Nas máquinas de esterilização de equipamentos médicos, ela mata os microrganismos sem deixar resíduos.
    Em todo o planeta, milhares de pessoas são diagnosticadas portadoras de câncer. Infelizmente, muitas delas morrem em pouco tempo após esse diagnóstico, enquanto outras são curadas e conseguem viver por muitos e muitos anos.
    O papel da física médica é fazer a balança pender para o lado da sobrevivência, buscando as mais variadas formas de combater essa doença que assombra muitas famílias em todo o mundo.
    Tratamentos com raios X e raios gama, em conjunto com a quimioterapia, são bastante utilizados em pacientes com câncer.
    A radiologia médica abrange especialidades como raios-x convencional, tomografia computadorizada, ressonância magnética, densitometria óssea, mamografia e até hemodinâmica. São exames que facilitam muito a vida dos médicos, pois permitem visualizar estruturas internas do corpo humano sem a intervenção cirúrgica.
    A radioterapia é um método capaz de destruir células tumorais, empregando feixe de radiações ionizantes. Uma dose pré-calculada de radiação é aplicada, em um determinado tempo, a um volume de tecido que engloba o tumor, buscando erradicar todas as células tumorais, com o menor dano possível às células normais ao redor, à custa das quais se fará a regeneração da área irradiada. O bombardeamento das células cancerígenas, por feixes de nêutrons, prótons e píons, está começando a entrar na rotina médica.
    A grande questão é o planejamento do tratamento radioterápico, para que a radiação destrua apenas as células doentes do paciente. Mas uma pequena parte da radiação interage com os núcleos atômicos, gerando nêutrons, que, por não terem carga elétrica, têm grande penetração na matéria, provocando danos colaterais em tecidos sadios distantes da região em tratamento.
    Em geral, esse é um processo longo e doloroso para o paciente, mas cientistas do mundo inteiro estão unidos para aprimorar a cada dia esse tipo de tratamento, de forma a reduzir consideravelmente os efeitos colaterais por ele causados e chegar, quem sabe, à cura definitiva do câncer.

    ResponderExcluir
  2. Professora me ajuda com essas referencias, não entendi muito bem a parte dos sites, esse negocio não explica direito, eu fiz mas não sei se esta certo... Não achei todos os sites que eu vi... Ta ai:

    Referencias bibliograficas


    ART: ASSOCIAÇÃO DOS TÉCNICOS DE RADIOTERAPIA Disponível em: Acesso: 25 nov 2011

    ATHOS DIAGNÓSTICOS POR IMAGEM
    Disponivel em: Acesso: 25 nov 2011

    Biasoli Júnior, Antonio Mendes – Técnicas Radiográficas – Editora e Livraria Rubio – 2006 – Rio de Janeiro.

    CLÍNICA SOM DIAGNÓSTICOS Disponível em: Acesso: 25 nov 2011

    DICAS DE RADIOLOGIA Disponível em: Acesso: 25 nov 2011


    Freira, Leo de Oliveira e Nacif, Marcelo Souto - Radiologia Prática para o Estudante de Medicina– Editora Revinter – 2ª Volume – 2003 – Rio de Janeiro / Filial São Paulo.

    HOSPITAL A.C. CAMARGO Disponível em: Acesso: 25 nov 2011

    HOSPITAL PORTUGUÊS Disponível em: Acesso: 25 nov 2011

    HSW Disponível em: Acesso: 25 nov 2011



    IMEN – INSTITUTO DE MEDICINA NUCLEAR Disponível em: Acesso: 25 nov 2011

    INCA: INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER Disponível em: Acesso: 25 nov 2011

    PORTAL DA RADIOLOGIA Disponível em: Acesso: 25 nov 2011

    PORTAL SÃO FRANCISCO Disponível em: Acesso: 25 nov 2011

    PRO IMAGEN DIAGNÓSTICOS Disponível em: Acesso: 25 nov 2011

    RX NET Disponível em: Acesso: 25 nov 2011

    SERVIÇO DE MEDICINA NUCLEAR SANTA MARIA Disponível em: Acesso: 25 nov 2011

    WIKIPEDIA Disponível em: Acesso: 25 nov 2011



    Estou terminando de formatar esse tcc, mas está difícil, ainda tenho muita coisa para fazer e não sei como, rsrsr... Tenho que montar a apresentação ainda. Pro gostaria que voc visse o meu trabalho antes de eu imprimir ele, me ajudar com algumas coisas, segunda conversamos melhor.

    ResponderExcluir